top of page

Aterros sanitários e transbordos: entenda as diferenças

Você sabia que existe uma diferença entre aterros sanitários e transbordos? Isso mesmo!  Os aterros sanitários são grandes áreas preparadas para receber os resíduos coletados em uma grande cidade ou metrópole. Os aterros tem garantias de proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação do lençol freático, solo e rios. Os resíduos do aterro sanitário são cobertos com camadas de solo, portanto não ficam a céu aberto. 

Já os tranbordos são áreas de destinação intermediária dos resíduos que são coletados pela cidade. A sua principal função é ser o meio termo entre a considerável distância que há entre a área de coleta e os aterros sanitários.

​

O funcionamento do processo é simples: você produz lixo (resíduo) e descarta-o em lixos de condôminios ou nos cestos de rua. O profissional coleta o lixo e o deposita em um caminhão compactador. Esse caminhão vai até o transbordo da sua região e elimina o resíduo domiciliar coletado na área do transbordo. Depois, esses resíduos são colocado em carretas que levam até o destino final: aterro sanitário da cidade.

Em São Paulo existem 3 transbordos. Conheça:

O Transbordo Ponte Pequena está localizado no número 300 da Avenida do Estado, no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Esse local teve suas primeiras atividades em 1971, recebendo em torno de 1 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares por dia. 

Hoje em dia, o local é administrado pela LOGA - Logística Ambiental de São Paulo, e recebe cerca de 6 mil toneladas diariamente. Todos os resíduos recebidos no local são provenientes da região Noroeste da cidade de São Paulo, compreendendo os bairros: Casa Verde, Butantã, Freguesia do Ó, Jaçana, Tucuruvi, Lapa, Vila Maria, Mooca, Penha, Pirituba, Jaraguá e Perus.

O Transporto Vergueiro é um dos transbordo de resíduos domiciliares administrado pela Concessionária Ecourbis. Localizado na Rua Breno Ferraz do Amaral, 415, a capacidade do transbordo é de 2500 a 3000 toneladas por dia. 

Esse transbordo atende as seguintes regiões da cidade de São Paulo: Vila Mariana, Ipiranga, Vila Prudente, Aricanduva, Vila Formosa e Jabaquara. Todos os resíduos do transbordo são dispostos no Aterro Sanitário Central de Tratamento Leste. 

Também administrado pela Concessionária Ecourbis, o Transbordo Santo Amaro localizado na Avenida Miguel Yunes, 746 da região, é um transbordo de resíduos domiciliares antigo. Em 1995, no início das atividades, o Transbordo Santo Amaro recebia cerca de 2 mil toneladas diariamente. Esse número aumentou para cerca de 2500 a 3000 toneladas por dia.

A operação do Transbordo Santo Amaro é responsável por atender os bairros da Zona Sul como Cidade Ademar, Jabaquara, Campo Limpo, Capela do Socorro, Santo Amaro, Vila Mariana, Parelheiros e M Boi Mirim. 

Por Beatriz Camargo

bottom of page